26 de junho, 2015

180 Creative Camp 2015

Por Archdaily

De 5 a 12 de julho que o 180 Creative Camp vai invadir o centro de Portugal, levando atéAbrantes colaborações criativas únicas entre vários artistas nacionais e internacionais de renome nas áreas de arte urbana, vídeo, design, música e arquitetura.

Todos são convidados a colaborar nesta semana única em Abrantes, a assistir e a participar nas atividades - desde os concertos, aos workshops e talks - e a trabalhar com os artistas que farão parte do 180 Creative Camp.

O street artist INSA, o realizador Alex Turvey, o músico de electrónica Iago Lewis, o coletivo alemão Plastique Fantastique e o multidisciplinar Christopher Derek Bruno são alguns dos artistas internacionais que o 180 Creative Camp levará a Abrantes durante a semana de 5 a 12 de julho.

Recentemente premiado com o selo de qualidade da EFFE - Plataforma Europeia de Festivais, uma iniciativa com o apoio da União Europeia que visa reconhecer festivais de referência pelo seu compromisso com as artes, comunidades locais e valores europeus, o 180 Creative Camp volta a transformar a cidade ribatejana num centro criativo para as artes media, promovendo colaborações artísticas ímpares, a que todos são convidados a assistir e a participar.

Os projetos de colaboração unirão Alex Turvey e Iago Lewis na produção da curtametragem "Som"; INSA (que recentemente criou o maior GIF do mundo no Rio de Janeiro) e street artists portugueses trabalharão em conjunto num projeto singular que une a street art às media arts com curadoria da revista britânica Very Nearly Almost; e o músico PZ e o realizador Alexandre Azinheira irão colaborar na realização de um videoclipe para o novo álbum do artista português

Muitas mais são as razões para uma visita a Abrantes durante esta semana, graças às inúmeras atividades apresentadas pelo 180 Creative Camp, como talks diárias com os artistas convidados, workshops e vários concertos que prometem acordar o centro histórico de Abrantes durante as noites da semana do evento com PZ, Os Príncipes, FEL, Tøuløuse e Albatre.

Em paralelo com estas atividades, o evento de criatividade irá inaugurar ainda uma exposição inovadora no nosso país, Analog Human Digital, que junta os trabalhos de 10 estúdios de design de Portugal e do Brasil, selecionados pela sua inovação na área: Estudio PUM, Dmtr.org, R2 Design, Epiforma, Bolos Quentes, atelier d?alves, DSType Foundry, This is Pacifica, Silvadesigners e Non Verbal. Esta exposição parte de uma parceria entre o Canal180 - produtor do 180 Creative Camp - e a norte-americana Shutterstock, que há um ano apresentou este conceito em Berlim com alguns dos melhores estúdios de design da Alemanha.

Nesta edição de 2015, o evento apresenta workshops sobre diversas áreas não só direcionados à comunidade de Abrantes, mas a todos os interessados, como Walk with me, um conceito de design espanhol de sucesso, coordenado por Julià Roig e AndrésLozano, que resultará na criação de um mapa de Abrantes com um design fora do comum; e Plastique Fantastique, liderado pelo coletivo alemão com o mesmo nome, que consistirá na construção de estruturas pneumáticas no centro histórico de Abrantes.

Em antecipação a esta semana intensiva de criatividade, no passado mês de abril o 180 Creative Camp lançou duas chamadas internacionais para artistas: a Open Call for Urban Intervention Projects e a Open Call for Stores Art Attack Projects. 63 propostas de 20 países foram consideradas, e o projeto Domesticity, dos colombianos María Mazzanti e Martín Ramirez, foi o vencedor da primeira open call, recebendo 5.000 - para a sua concretização em Abrantes durante a semana do 180 Creative Camp. Para a segunda open call foram selecionados 15 projetos de artistas de países como Alemanha, EUA, Áustria e Polónia, cujos autores irão trabalhar em conjunto com a comunidade para estimular o comércio das lojas do centro histórico da cidade ribatejana também durante a semana do evento.

Iniciado em 2012 em Vila Nova de Cerveira, esta é a 5ª edição do evento de criatividade organizado pelo Canal180, canal de televisão dedicado às artes, música e cultura. Desde aí, o 180 Creative Camp já celebrou a sua primeira edição internacional em Itália, contou com a presença de artistas como Mac DeMarco, Hiro Murai, Ella&Pitr e Florentijn Hofman e inaugurou conceitos pioneiros em Portugal como a exposição de arte digital META - The Wrong New Digital Art Biennale.

Acesse www.180.camp para saber mais sobre o programa de 2015 e informações práticas sobre Abrantes. Para se inscrever nos workshops, contate creative.camp@ostv.pt e garanta o seu lugar.

Title: 180 Creative Camp 2015

Website: http://www.180.camp/

Organizers: Canal 180

From: 05 de Julho de 2015, 10:00

Until: 12 de Julho de 2015, 19:00

Venue: Abrantes, Portugal

Address: Abrantes, Portugal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
05/01/2016 - 2016 será o ano da Arquitetura em SP
09/10/2015 - Bienal de Chicago: Archdaily elege trabalho do Rua Arquitetos como um dos 15 imperdíveis do evento
06/10/2015 - Fernandes Arquitetos vence o African Property Awards 2015-2016
06/10/2015 - Aumenta o protagonismo da arquitetura brasileira em eventos internacionais do setor
11/09/2015 - Veja os 7 projetos mais premiados da arquitetura brasileira
11/09/2015 - Built by Brazil define planejamento estratégico para 2016 e 2017
11/09/2015 - Premiados - Museu Nacional da Memória - Bogotá - Colômbia
28/08/2015 - "Não se pode executar obra com anteprojeto", diz Miriam Addor
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!