27 de maio, 2015

3º ArqInvest - A exportação da arquitetura e as oportunidades na Colômbia

Empresários mostram que país possui grandes oportunidades em projetos de larga escala, como desenvolvimento urbano e requalificação urbana

Com a política cambial favorável às exportações - valorização do dólar frente ao real - a arquitetura brasileira precisa se preparar cada vez mais para suprir as possíveis demandas internacionais. E o 3º ArqInvest, encontro internacional de negócios, organizado pelo Built by Brazil - parceria entre a Apex Brasil e AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), mostrou ser uma importante janela para que escritórios de arquitetura aprimorem o conhecimento sobre exportação de serviços e outros, mais bem preparados, possam sentir os bons ventos vindos da Colômbia.

Veja a galeria de fotos:http://www.builtbybrazil.com.br/acoes.

Uma das economias que mais cresce no continente, a Colômbia, por meio de representantes de Fundo e Banco de Investimento, Empresa Urbanizadora, Universidade e Escritórios de Arquitetura mostrou, durante os dois dias de evento em São Paulo, que possui grandes oportunidades em projetos de larga escala, como desenvolvimento e requalificação urbanos, além de Hospitais, Universidades e grandes Centros Comerciais e de Lazer.

Segundo Camilo Soto Franky, do Banco de Investimentos Valfinanzas, após o marco da Lei Nacional de Desenvolvimento que regulamentou, entre outras coisas, as parcerias público-privadas (APPs - lei 1508 de 2012) na Colômbia, o setor de infraestrutura do país teve grande incentivo de recursos alocados e, segundo ele, "com certeza a Colômbia precisa de players que saibam conduzir grandes projetos imobiliários, que gerem qualidade de vida, inclusão social, bem-estar e cultura à população".

Um dos exemplos apresentados pelos colombianos é o projeto de uma cidade na costa do Pacífico, que fica no Mar do Caribe colombiano, ao norte da cidade de Cartagena, que se chamará Serena del Mar e está sendo viabilizada pela empresa de gestão de projetos de grande escala, a Novus Civitas. Um projeto sustentável que terá 75% da cidade composta por parques e jardins, em convívio com 4 milhões de m² de construções de todos os setores.

Para Maria del Rosario Rueda, embaixadora comercial do Built by Brazil na Colômbia, "no país existe uma grande possibilidade para os arquitetos brasileiros expandirem os projetos na área de urbanização, sustentabilidade, projetos logísticos e industriais e de renovação e transformação urbana".

Ela ressalta que a forma como os arquitetos brasileiros trabalham no manejo da altura, das estruturas com grandes vãos livres e como propõe excelentes soluções, práticas, rápidas, simples e funcionais são aspectos que podem atrair o interesse de empresas colombianas do setor da construção civil. No tema BIM - Building Information Modelling, os arquitetos brasileiros estão muito mais avançados que os Colombianos e esta é também uma grande oportunidade de colaboração.

Além dos encontros e palestras dos empresários colombianos, foram promovidos workshops de internacionalização da arquitetura brasileira. Entre os temas estiveram o PEIEX, como ferramenta de qualificação para Exportação, ministrado por Tiago Terra, Supervisor de Competitividade da Apex-Brasil; e a alavancagem do comércio exterior de arquitetura e benefícios do registro no SISCOSERV, conduzido por Renata Alves de Oliveira Carvalho, Coordenadora Geral de Mercado Externo, Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. E, também, a apresentação de cases de sucesso de exportação na área de Design de Produtos, pela empresa de Design PANDE, que exporta serviços para Colômbia e a palestra sobre a tributação na exportação de serviços pela Mattos Filho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
05/01/2016 - 2016 será o ano da Arquitetura em SP
09/10/2015 - Bienal de Chicago: Archdaily elege trabalho do Rua Arquitetos como um dos 15 imperdíveis do evento
06/10/2015 - Fernandes Arquitetos vence o African Property Awards 2015-2016
06/10/2015 - Aumenta o protagonismo da arquitetura brasileira em eventos internacionais do setor
11/09/2015 - Veja os 7 projetos mais premiados da arquitetura brasileira
11/09/2015 - Built by Brazil define planejamento estratégico para 2016 e 2017
11/09/2015 - Premiados - Museu Nacional da Memória - Bogotá - Colômbia
28/08/2015 - "Não se pode executar obra com anteprojeto", diz Miriam Addor
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!