24 de abril, 2015

Apex-Brasil organiza participação brasileira na Expo Milão 2015

A participação brasileira na Exposição Universal de Milão, que será realizada entre 1º de maio e 31 de outubro de 2015 na Itália, é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Com o tema "Alimentando o mundo com soluções", o Brasil vai mostrar na Expo Milão 2015 sua capacidade para ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais usando tecnologias avançadas e de forma sustentável.

 

O pavilhão brasileiro

O projeto de construção do pavilhão brasileiro, que terá 4 mil m², foi escolhido por meio de concurso público organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O vencedor foi o Studio Arthur Casas em parceria com o Atelier Marko Brajovic.

A construção do pavilhão teve início em novembro e deve ser concluída na primeira quinzena de abril.  Os processos construtivos e os materiais utilizados refletem as diretrizes de sustentabilidade estabelecidas no concurso do projeto.

O pavilhão terá três andares e uma área de paisagismo que totalizam 4 mil m². Vai abrigar exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento. Localizado próximo à entrada oeste da área da Expo e à estação de metrô, o Pavilhão está numa posição estratégica, por onde passará mais de 60% do público visitante, estimado em 20 milhões de pessoas.

A ideia é proporcionar uma experiência interativa sobre o tema do Brasil na Expo Milão - Alimentando o Mundo com Soluções. Logo ao entrar, o visitante vai encontrar um espaço de cultivo de plantas, flores e frutas brasileiras, e mesas interativas com jogos e informações sobre as culturas expostas. Aí estará também a atração central do espaço - uma rede suspensa, por onde será possível caminhar. A rede terá sensores que vão captar o movimento dos visitantes e influenciar os sistemas de som e iluminação.

No primeiro pavimento haverá um video wall com 56 metros de extensão e cinco bancadas digitais com informações sobre tecnologia e produtos da agropecuária brasileira. No segundo piso, uma película de projeção, aplicada a uma tela transparente de vidro e acionada por detectores de presença exibirá vídeos. O pavilhão terá também um auditório para 200 pessoas - onde serão realizadas palestras, seminários e outros eventos - loja, café, bar, e o restaurante que servirá pratos da gastronomia brasileira.

 

A Expo

A Exposição Universal foi realizada pela primeira vez em 1851, em Londres, e é organizada a cada cinco anos, sempre em um país diferente. Com uma área total de 1,7 milhão de m² e 137 países participantes, a edição de 2015 será realizada em Milão e terá o tema Feeding the Planet, Energy for Life (Alimentando o Planeta, Energia para a Vida).

Em 2010, foi sediada na China, com participação de 190 países e 50 organizações internacionais. A Apex-Brasil foi, então, a responsável pela organização do Pavilhão brasileiro e pelas atividades realizadas ao longo dos seis meses de duração do evento. A agenda de negócios contou com seminários de oportunidades de investimentos, encontros de negócios, workshop com operadores de turismo, entre outras ações. Houve ainda a realização de cinco Fóruns Temáticos e uma intensa programação cultural, com 197 eventos, entre shows musicais, de dança e atividades com estudantes.

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