24 de abril, 2015

Apex-Brasil organiza participação brasileira na Expo Milão 2015

A participação brasileira na Exposição Universal de Milão, que será realizada entre 1º de maio e 31 de outubro de 2015 na Itália, é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Com o tema "Alimentando o mundo com soluções", o Brasil vai mostrar na Expo Milão 2015 sua capacidade para ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais usando tecnologias avançadas e de forma sustentável.

 

O pavilhão brasileiro

O projeto de construção do pavilhão brasileiro, que terá 4 mil m², foi escolhido por meio de concurso público organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O vencedor foi o Studio Arthur Casas em parceria com o Atelier Marko Brajovic.

A construção do pavilhão teve início em novembro e deve ser concluída na primeira quinzena de abril.  Os processos construtivos e os materiais utilizados refletem as diretrizes de sustentabilidade estabelecidas no concurso do projeto.

O pavilhão terá três andares e uma área de paisagismo que totalizam 4 mil m². Vai abrigar exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento. Localizado próximo à entrada oeste da área da Expo e à estação de metrô, o Pavilhão está numa posição estratégica, por onde passará mais de 60% do público visitante, estimado em 20 milhões de pessoas.

A ideia é proporcionar uma experiência interativa sobre o tema do Brasil na Expo Milão - Alimentando o Mundo com Soluções. Logo ao entrar, o visitante vai encontrar um espaço de cultivo de plantas, flores e frutas brasileiras, e mesas interativas com jogos e informações sobre as culturas expostas. Aí estará também a atração central do espaço - uma rede suspensa, por onde será possível caminhar. A rede terá sensores que vão captar o movimento dos visitantes e influenciar os sistemas de som e iluminação.

No primeiro pavimento haverá um video wall com 56 metros de extensão e cinco bancadas digitais com informações sobre tecnologia e produtos da agropecuária brasileira. No segundo piso, uma película de projeção, aplicada a uma tela transparente de vidro e acionada por detectores de presença exibirá vídeos. O pavilhão terá também um auditório para 200 pessoas - onde serão realizadas palestras, seminários e outros eventos - loja, café, bar, e o restaurante que servirá pratos da gastronomia brasileira.

 

A Expo

A Exposição Universal foi realizada pela primeira vez em 1851, em Londres, e é organizada a cada cinco anos, sempre em um país diferente. Com uma área total de 1,7 milhão de m² e 137 países participantes, a edição de 2015 será realizada em Milão e terá o tema Feeding the Planet, Energy for Life (Alimentando o Planeta, Energia para a Vida).

Em 2010, foi sediada na China, com participação de 190 países e 50 organizações internacionais. A Apex-Brasil foi, então, a responsável pela organização do Pavilhão brasileiro e pelas atividades realizadas ao longo dos seis meses de duração do evento. A agenda de negócios contou com seminários de oportunidades de investimentos, encontros de negócios, workshop com operadores de turismo, entre outras ações. Houve ainda a realização de cinco Fóruns Temáticos e uma intensa programação cultural, com 197 eventos, entre shows musicais, de dança e atividades com estudantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/02/2024 - AsBEA e Apex-Brasil Celebram Convênio para a Promoção de Exportações
14/11/2023 - Gentlemen´s Agreement AsBEA e MIPIM 2024
16/06/2023 - O Programa Built by Brazil Coordenou o Painel - Internacionalização da Arquitetura - na 49ª Convenção Nacional da AsBEA
02/06/2023 - A Presidente da AsBEA-SP, Milene Abla, participou do lançamento do Programa: Mulheres e Negócios Internacionais, lançado pela Apex-Brasil
08/05/2023 - AsBEA e AsBEA-SP, representando o Programa Built by Brazil, assinaram Memorando de Entendimento com a representação de Miami da Associação Americana de Arquitetos (AIA-Miami)
17/04/2023 - AsBEA realiza apresentação no II Ciclo de Conferências sobre Diplomacia Cultural promovido pelo Ministério de Relações Exteriores.
23/03/2023 - Built by Brazil no MIPIM 2023
09/03/2023 - AsBEA Firma Acordo com o MIPIM para a Promoção da Participação de Escritórios Brasileiros na Feira
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!