18 de fevereiro, 2015

Brasil no MIPIM

Arquitetura brasileira expõe projetos no Mipim, principal evento do mercado imobiliário do mundo

Participação brasileira faz parte do projeto Built By Brazil.

O Brasil terá lugar de destaque no Mipim, "The world?s leading property market", principal evento do mercado imobiliário do mundo, que será realizado de 10 a 13 de março, em Cannes, na França. O Projeto Built by Brazil reuniu seis dos principais escritórios de arquitetura do país - Edo Rocha Arquiteturas (SP), TriptyqueArchitecture(SP), Arkiz (SP), Slomp & Busarello Arquitetos (PR), Fernandes Arquitetos Associados (SP) e GPA&A Gustavo Penna Arquiteto e Associados (MG) - para mostrar projetos no evento que atrai os tomadores de decisão mais influentes do setor imobiliário internacional.

O Built by Brazil é uma parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), e visa promover a abertura do mercado externo para o setor de arquitetura brasileira. A participação dos escritórios brasileiros na Mipim, que segundo os organizadores teve cerca de 21.000 participantes na última edição, é estratégica para os objetivos do país que pretende ampliar a exportação de produtos e serviços e aumentar a representatividade no exterior.

Entre os portfólios de projetos a serem apresentados pelos escritórios, está o do Fernandes Arquitetos Associados, que vai levar para Cannes os premiados projetos Arena Pernambuco e o Estádio Jornalista Mário Filho - o Maracanã, ambos utilizados na Copa de 2014 no Brasil. O escritório paulistano vai destacar a sua atuação nos complexos aeroportuários, com o retrofit do Aeroporto de Guarulhos e o projeto do Aeroporto Internacional de Nacala, em Moçambique, inaugurado em dezembro de 2014. Além dos projetos Parque Capivari (SP) e Hospital Regional de Caraguatatuba.

Já o Edo Rocha Arquiteturas, aposta na apresentação dos cases de Real State, que segundo o escritório são ótimas oportunidades para investidores interessados no Brasil. Para isso, leva no portfólio o Centro Empresarial Senado (Petrobrás/RJ) e o Allianz Parque (Palmeiras/SP), ambos atendem aos requisitos para a certificação Leed do Green Building Council. Segundo o escritório, "a Edo Rocha Arquiteturas  oferece a expertise em projetos de desenvolvimento urbano desde a concepção até a execução das obras".

Outra vitrine para o Brasil na feira será a participação dos arquitetos brasileiros no Architecture Café. O evento será um breakfast/conference e extensão do Fórum de Inovação que acontece durante a MIPIM. Destinado a arquitetos, urbanistas e players do mercado imobiliário, o objetivo do encontro será o de debater e explorar as tendências futuras no design, desenvolvimento urbano, BIM, o papel dos arquitetos, entre outros temas. O Architecture Café terá como apoiadores de conteúdo a Afex (Associação Francesa de Arquitetos), RIBA (Instituto Royal de Arquitetos Britânicos) e Van Alen Institue (Instituto de arquitetos EUA).

O Brasil é um dos países que possui uma das mais qualificadas produções arquitetônicas do mundo e de acordo com o presidente da AsBEA, Eduardo Sampaio Nardelli, "a possibilidade de exportar serviços de arquitetura protege os escritórios brasileiros de vulnerabilidades do mercado interno, forma imagem internacional favorável, permite diversificação de mercados e gera novos contatos comerciais".

A delegação brasileira terá um estande próprio projetado pelo escritório Arkiz, que mostrará desde soluções em projetos corporativos, residenciais e de design de interiores e até em planejamento urbano, na escala de bairros, cidades e mobiliário urbano. Segundo Emanuel Figueira Junior, da Gerência Executiva de Projetos Setoriais da Apex-Brasil, "estamos em um momento de identificação daqueles nichos do mercado internacional nos quais a produção arquitetônica brasileira possa ter mais sinergia".

 

http://www.mipim.com/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
05/01/2016 - 2016 será o ano da Arquitetura em SP
09/10/2015 - Bienal de Chicago: Archdaily elege trabalho do Rua Arquitetos como um dos 15 imperdíveis do evento
06/10/2015 - Fernandes Arquitetos vence o African Property Awards 2015-2016
06/10/2015 - Aumenta o protagonismo da arquitetura brasileira em eventos internacionais do setor
11/09/2015 - Veja os 7 projetos mais premiados da arquitetura brasileira
11/09/2015 - Built by Brazil define planejamento estratégico para 2016 e 2017
11/09/2015 - Premiados - Museu Nacional da Memória - Bogotá - Colômbia
28/08/2015 - "Não se pode executar obra com anteprojeto", diz Miriam Addor
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!