30 de março, 2015

Built by Brazil amplia internacionalização da arquitetura brasileira

Objetivo é construir um ambiente de desenvolvimento da cultura exportadora para o setor.

Em cenário de mercados globais, competitividade acirrada, cidades eficientes e monumentais estruturas corporativas, a arquitetura brasileira desponta com empresas e arquitetos cada vez mais dinâmicos e bem preparados . E o projeto Built by Brazil - parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) - surge nesse contexto como plataforma de impulso à internacionalização da Arquitetura Brasileira.

De acordo com Francine Harumi Kaga, gerente do projeto, "o objetivo é construir um ambiente que propicie o desenvolvimento da cultura exportadora para o setor nacional de arquitetura, por meio de ações efetivas de fortalecimento da imagem, de projetos arquitetônicos no mundo e do incremento da presença de profissionais brasileiros e de negócios no cenário internacional". Segundo a gestora, o Built By Brasil visa criar oportunidades para que os escritórios de arquitetura tornem-se competitivos de forma global e reposicionem a arquitetura brasileira no âmbito internacional.

Para Emanuel Figueira Junior, da Gerência Executiva de Projetos Setoriais da Apex-Brasil, "o projeto está em um momento de identificação dos nichos do mercado internacional nos quais a produção arquitetônica brasileira possa ter mais sinergia".

O Built by Brazil identificou e segmentou os diferentes níveis de maturidade exportadora de cada escritório, classificando-os como: Potencial, Exportador Eventual, Exportador Contínuo e Internacionalizado. Para cada nível, o projeto realiza ações como cursos; workshops; seminários; rodadas de negócios entre escritórios e investidores internacionais; organiza grupos para participação em feiras e eventos internacionais; entre outras atividades. Os arquitetos brasileiros tem realizado projetos em cidaddes como Nova Iorque, Miami, Angola, Chile, Uruguai, Indonésia, Japão, Peru, entre outros e em diversos segmentos.

O Brasil é um dos países que possui uma das mais qualificadas produções arquitetônicas do mundo e de acordo com o presidente da AsBEA, Eduardo Sampaio Nardelli, "a possibilidade de exportar serviços de arquitetura protege os escritórios brasileiros de vulnerabilidades do mercado interno, forma imagem internacional favorável, permite diversificação de mercados e gera novos contatos comerciais".

 

Sobre o Built by Brazil

 O Built by Brazil (www.builtbybrazil.com.br) é um Programa de Internacionalização da Arquitetura Brasileira, que busca, por meio do incremento da presença de profissionais brasileiros no cenário internacional, construir um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma cultura exportadora para o setor de arquitetura nacional. O projeto busca, ainda, inserir profissionais do segmento de arquitetura no mercado mundial; fortalecer a imagem de serviços e produtos de arquitetura brasileiros por meio da projeção internacional e promover a exportação dos serviços de  arquitetura. O Built by Brazil reúne os escritórios brasileiros preparados para competir globalmente e oferecer produtos e serviços com qualidade, criatividade e versatilidade reconhecidos internacionalmente. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14/01/2022 - O Built by Brazil participou da reunião entre a SP Negócios e entidades parceiras para a apresentação do planejamento para 2022
15/10/2021 - S&R internacional: escritório associado de Porto Alegre chega ao mercado europeu
01/10/2021 - Painel: Making Connections Brazil-USA
16/09/2021 - Making Connections Brazil-USA
09/09/2021 - Centro de Formação de Atletas do Palmeiras por Malki Arquitetura
01/09/2021 - A AsBEA é parceira de divulgação da Edição de Setembro do MIPIM 2021, a maior feira do mercado imobiliário global
11/08/2021 - Representação Institucional: CRI CAU-BR
04/08/2021 - Built by Brazil: Biz Development Paraguai: Aprofundamento no Mercado Alvo
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!