02 de junho, 2020

Entrevista - Mercado na China: Escritório Malki Arquitetura e a prospecção comercial no gigante asiático

Entre 2 e 10 de julho de 2019 Renato Malki, sócio fundador do associado Malki Arquitetura esteve na China para a realização da primeira prospecção comercial internacional do escritório. A viagem de prospecção aconteceu em meio à Missão Internacional oficial do CAU-BR, para apresentação da oferta competitiva da arquitetura esportiva brasileira, elaborada pelo Built by BRAZIL, na feira da indústria esportiva na China: ISPO 2019, e relações institucionais em Xangai, Hong Kong e Macau.

Qual foi a motivação do escritório para a realização prospecção comercial na China?

Tivemos duas motivações: a primeira, junto com a nossa entrada no programa Built by Brazil, foi pensando na exportação de projetos, internacionalização da arquitetura brasileira e, por consequência do nosso escritório. E a segunda, que vem na esteira da primeira foi a oportunidade real de apresentar projetos no nicho esportivo que a China demanda no momento. 

Como a experiência do escritório no Brasil nos segmentos prospectados é uma vantagem para atuação naquele mercado?

Temos atuado no setor esportivo desde 2013. E produzimos um projeto que é considerado um dos mais modernos do país, que é o Centro de Excelência da Sociedade Esportiva Palmeiras, além de outros em desenvolvimento neste momento. Com isso há um bom material a apresentar ao mercado chinês sobre o que o Brasil e seus arquitetos tem produzido, já que eles tem um plano e necessidade latente deste tipo de projeto, apesar de ter ótimos escritórios no país. Inclusive, na visita que nos fizeram em dezembro pudemos apresentar a eles alguns exemplos de projetos na área.

Qual a importância da realização da estratégia de internacionalização via Built by Brazil para o alcance dos objetivos do escritório?

Fundamental. Não é nem prudente imaginar que se pode chegar num país sem o mínimo de preparo e conhecimento, inclusive de instrumentos amplamente divulgados e apresentados pelo programa como estratégias, métodos de identificação e aproximação de um possível cliente, busca de parceiro local para desenvolvimento de parceria, realização de contratos e cálculos de câmbio, preparação de material de divulgação em outros idiomas... enfim, deve-se ter ciência que há muita coisa a conhecer para dar este passo importante.

Saiba mais sobre a Malki Arquitetura

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/02/2024 - AsBEA e Apex-Brasil Celebram Convênio para a Promoção de Exportações
14/11/2023 - Gentlemen´s Agreement AsBEA e MIPIM 2024
16/06/2023 - O Programa Built by Brazil Coordenou o Painel - Internacionalização da Arquitetura - na 49ª Convenção Nacional da AsBEA
02/06/2023 - A Presidente da AsBEA-SP, Milene Abla, participou do lançamento do Programa: Mulheres e Negócios Internacionais, lançado pela Apex-Brasil
08/05/2023 - AsBEA e AsBEA-SP, representando o Programa Built by Brazil, assinaram Memorando de Entendimento com a representação de Miami da Associação Americana de Arquitetos (AIA-Miami)
17/04/2023 - AsBEA realiza apresentação no II Ciclo de Conferências sobre Diplomacia Cultural promovido pelo Ministério de Relações Exteriores.
23/03/2023 - Built by Brazil no MIPIM 2023
09/03/2023 - AsBEA Firma Acordo com o MIPIM para a Promoção da Participação de Escritórios Brasileiros na Feira
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!