24 de fevereiro, 2015

Foto do Itamaraty representa Brasília em importante concurso de fotografia

Luiz Prisco - Correio Brasiliense

 

A imagem está entre as 40 selecionadas do Sony World Photography Awards 2015, na categoria arquitetura.

Apaixonado por arquitetura, o fotojornalista Albery Santini não poderia imaginar que um projeto sobre as obras de Oscar Niemeyer terminaria em Londres. O caminho até lá, é claro, não foi tão fácil. Depois de registrar os traços do arquiteto e ver a ideia inicial não vingar, Albery decidiu inscrever uma foto do Palácio do Itamaraty no Sony World Photography, na categoria arquitetura. O resultado foi para lá de positivo.

"Eu estava fazendo um projeto sobre o Niemeyer, estava fazendo um levantamento das obras. A gente tirou muitas fotos e o lance não foi pra frente. Em Brasília, tem muita linha reta e uma incidência de sombras grande. Por isso, você vê muitas coisas interessantes. Essa foto é um desses momentos", conta Albery, em entrevista ao Correio.

O fotógrafo, que iniciou a carreira há quatro anos, nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para Brasília em 1989. Morador da capital há 26 anos, ele disputou contra 78 mil fotos, de 171 de países. Para ele, a principal vitória é estar entra as 40 imagens que participarão de uma exposição em Londres, na galeria Somerset House, entre 24/04 e 10/05. "Quero fazer uma selfie lá e, é claro, continuar trabalhando nessa área de arquitetura", revela Albery.

O fotógrafo não esconde que está feliz com o trabalho. "Acho que a foto está muito boa, eu não realizo muita edição e tento deixá-la o mais próxima possível da realidade", conta. Para ele, Brasília é uma cidade que inspira artistas do mundo inteiro. 

"As obras de aquirtetura da cidade e o fato de não ter, no Plano Piloto, prédios muito altos faz com que seja possível aproveitar a luz do sol durante todo o dia", opina Albery.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/02/2024 - AsBEA e Apex-Brasil Celebram Convênio para a Promoção de Exportações
14/11/2023 - Gentlemen´s Agreement AsBEA e MIPIM 2024
16/06/2023 - O Programa Built by Brazil Coordenou o Painel - Internacionalização da Arquitetura - na 49ª Convenção Nacional da AsBEA
02/06/2023 - A Presidente da AsBEA-SP, Milene Abla, participou do lançamento do Programa: Mulheres e Negócios Internacionais, lançado pela Apex-Brasil
08/05/2023 - AsBEA e AsBEA-SP, representando o Programa Built by Brazil, assinaram Memorando de Entendimento com a representação de Miami da Associação Americana de Arquitetos (AIA-Miami)
17/04/2023 - AsBEA realiza apresentação no II Ciclo de Conferências sobre Diplomacia Cultural promovido pelo Ministério de Relações Exteriores.
23/03/2023 - Built by Brazil no MIPIM 2023
09/03/2023 - AsBEA Firma Acordo com o MIPIM para a Promoção da Participação de Escritórios Brasileiros na Feira
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!