16 de julho, 2020

Hoje nos despedimos do grande Gian Carlo Gasperini

Um dos fundadores do escritório de arquitetura contemporânea líder no mercado brasileiro, Aflalo/Gasperini Arquitetos, e fundador associado da AsBEA, Gian Carlo deixa um legado notável no desenvolvimento profissional da arquitetura brasileira.

Seguindo nosso tributo, compartilhamos a homenagem de seu escritório, para que conheçam mais sobre seu grande legado:

- Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Gian Carlo Gasperini, sócio fundador do nosso escritório, aos 93 anos, ocorrido na noite de 15 de julho, em São Paulo. Arquiteto italiano, Gasperini fundou o escritório em 1962, na época com o nome Croce, Aflalo & Gasperini, junto com Plinio Croce e Roberto Cláudio dos Santos Aflalo.

Do ponto de vista arquitetônico, teve grande expressão criativa, influenciou e foi influenciado por importantes arquitetos do século XX. Uma pessoa que adotou o Brasil como lar, para onde veio com a família fugida da guerra no final dos anos 40 e resolveu permanecer após se entrosar com a geração de arquitetos que liderou a modernização da arquitetura brasileira, como Niemeyer e Lucio Costa.

Em 2010, recebeu o Título de Cidadão Paulistano e, em 2015, foi homenageado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pelo conjunto de sua obra. Também recebeu títulos honoríficos como o Croix Chevalier Mérite Commercial, do Governo francês, e o GB Cavaliere dell´Ordine al Merito dei la Republica Italiana, concedido pelo Governo da Itália, além de ser condecorado como Cavalheiro Donato da Soberana Ordem de Malta.

Seus projetos de destaque, como os Supermercados Peg-Pag e Pão de Açúcar, o Edifício Metrópole e o Centro Metropolitano de Compras, os Edifícios Pauliceia e Moreira Salles e o Peugeot, em Buenos Aires, e tantos outros de seu escritório, como o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e os edifícios-sede da IBM e do Citibank, deixaram um importante legado que marcou a história do escritório e da arquitetura do país. Com 58 anos, a aflalo/gasperini arquitetos segue produzindo projetos inovadores e sustentáveis, reforçando o legado pioneiro de Gasperini, bem como seus princípios arquitetônicos.

À sua esposa, aos seus filhos e familiares, nossos mais sinceros sentimentos de pesar. -

O time Built by Brazil transmite condolências a amigos e família. Dencase em paz.

Crédito da imagem: https://www.arquivo.arq.br/gian-carlo-gasperini?lightbox=image1lvf

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/03/2021 - Relações Institucionais: Reunião de alinhamento com a Invest SP
16/03/2021 - Cooperação Built by Brazil e SP Negócios
09/03/2021 - Chamada para Projetos de Sustentabilidade: Apresentação na Conferência da AIA International
19/01/2021 - SP Negócios: Built by Brazil realiza a primeira reunião do ano com a entidade parceira para planejamento de ações em 2021
07/01/2021 - Nos despedimos de Carol Bueno
21/12/2020 - 2020: Resultados das Exportações Associados Built by Brazil
26/11/2020 - BRICSIIF - Primeira edição do Fórum de Investimentos em Infraestrutura voltado aos BRICS
06/11/2020 - Concluídos os Encontros Virtuais de Negócios Internacionais - Arquitetura Brasileira
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!