05 de novembro, 2014

O Melhor da Arquitetura

Premiação dará ênfase aos grandes temas da boa arquitetura na melhoria da qualidade dos espaços nas cidades.

"O Melhor da Arquitetu­ra", prêmio promovido pela revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril, que será entregue aos vencedores no dia 5 de novembro em São Paulo, tem como objetivo referendar os melhores projetos arquitetônicos realizados no Brasil e destacar a criatividade e a inovação dos arquitetos do país.

Segundo a redatora-chefe da revista, Marianne Wenzel, "o prêmio serve também para democratizar o debate sobre os grandes temas da arquitetura. Aos poucos, principalmente no Brasil, a população começa a perceber a importância da organização e qualidade dos espaços, sejam eles públicos ou privados, e a revista tem um papel importante nesse cenário".

Os critérios básicos de avaliação da comissão julgadora são: inovação, solução plástica, implantação e integração com o entorno, sustenta­bilidade ambiental, acessibilidade, conforto termoacústico e materiais. Os vencedores (um por categoria) receberão o troféu "O Melhor da Arquitetu­ra", além da publicação dos projetos na revista. Os projetos arquitetônicos inscritos devem se enquadrar nas 10 categorias da premiação como obras realizadas e concluí­das no território nacional no período de 1o de janeiro de 2011 a 31 de maio de 2014.

As categorias são: Intervenção Urbana; Retrofit; Escolas e Universidades; Bares e Restaurantes; Edifícios Culturais; Edifícios Comerciais acima de 04 (quatro) pavimen­tos ou 500 m2 (quinhentos metros quadrados); Espaços Comerciais (casas noturnas, lojas, escritórios, showrooms; Condomínios residenciais; Reforma residencial, con­tendo 02 (duas) subcategorias: Reforma de casa; Reforma de apartamento; Residen­cial, contendo 03 (três) subcategorias: Casa de praia; Casa de campo; Casa de cidade.

Em 2013, foram 477 projetos inscritos, 59 finalistas (selecionados pela redação e submetidos a um júri de nove profissionais) e 18 premiados. A definição dos vencedores leva em conta também a votação dos leitores e internautas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/02/2024 - AsBEA e Apex-Brasil Celebram Convênio para a Promoção de Exportações
14/11/2023 - Gentlemen´s Agreement AsBEA e MIPIM 2024
16/06/2023 - O Programa Built by Brazil Coordenou o Painel - Internacionalização da Arquitetura - na 49ª Convenção Nacional da AsBEA
02/06/2023 - A Presidente da AsBEA-SP, Milene Abla, participou do lançamento do Programa: Mulheres e Negócios Internacionais, lançado pela Apex-Brasil
08/05/2023 - AsBEA e AsBEA-SP, representando o Programa Built by Brazil, assinaram Memorando de Entendimento com a representação de Miami da Associação Americana de Arquitetos (AIA-Miami)
17/04/2023 - AsBEA realiza apresentação no II Ciclo de Conferências sobre Diplomacia Cultural promovido pelo Ministério de Relações Exteriores.
23/03/2023 - Built by Brazil no MIPIM 2023
09/03/2023 - AsBEA Firma Acordo com o MIPIM para a Promoção da Participação de Escritórios Brasileiros na Feira
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!