01 de outubro, 2021

Painel: Making Connections Brazil-USA

Nesta terça-feira, 28/09, ocorreu o painel Making Connections: Brazil-USA, primeiro evento da parceria entre AsBEA/Built by Brazil, AIA International e AIA Miami. Com participação dos escritórios associados ao Built by Brazil, Addor e Associados e Levisky Arquitetura e Estratégia Urbana, e o escritório membro da AIA Miami Zyscovich Architects.

O painel faz parte da iniciativa de aproximação entre o Built by Brazil e a AIA Miami com o objetivo de aproximar os associados ao Programa e os escritórios de arquitetura e urbanismo na Flórida para a discussão dos benefícios da cooperação internacional entre os escritórios.

Mediado por Elizabeth Camargo, arquiteta brasileira radicada em Miami e diretora da AIA Miami, o painel teve abertura do representante da AIA International no Brasil, Gustavo Ribeiro, e foi dividido em dois momentos: a apresentação dos escritórios participantes e a sessão de perguntas e respostas conduzida pela mediadora.

Em sua apresentação, os sócios Bernard Zyscovich e Mario Suarez descreveram a abrangência, com escritórios em diferentes cidades nos EUA e em Bogotá, na Colômbia e descreveram o caso escolhido: o aeroporto internacional de El Dorado em Bogotá.

Já com relação aos participantes brasileiros, Addor e Levisky optaram por uma participação conjunta, abordando diferentes aspectos da colaboração internacional como arquitetos locais, em diferentes projetos realizados no Brasil

Durante o momento de perguntas e respostas foram indagados aos participantes os principais desafios da cooperação e seus benefícios decorrentes, entre outras perguntas. Em uma de suas colocações Bernanrd Zyscovitch ressaltou a importância do respeito do arquiteto internacional ao trabalho do arquiteto local e afirmou que a riqueza da colaboração internacional está nos resultados inovadores incorporados ao projeto inicialmente idealizado em outro país, mas complementado com elementos trazidos do contexto local. Mario Suarez completou com a colocação de que o arquiteto que trabalha como o arquiteto local, ou AOR (Architect of Record) atua em um âmbito mais completo sendo um verdadeiro ?tradutor cultural? do projeto como um todo.

Miriam e Adriana, por sua vez, descreveram a importância do arquiteto local para a viabilidade do projeto, principalmente por possibilitarem a adequação do projeto original segundo a legislação local e a compatibilização dos projetos complementares em meio à inúmera quantidade de prestadores de serviços locais e internacionais. Com relação aos benefícios da colaboração, Miriam destacou que o trabalho conjunto com escritórios internacionais permite o aprendizado com relação a como a arquitetura e urbanismo são ensinados no exterior e que boas práticas são incorporadas ao trabalho realizado pelo escritório em projetos no Brasil. Adriana, por sua vez ressaltou que o trabalho em cooperação com escritórios de outros países permite novas possibilidades em termos tecnológicos, com relação à legislação e mesmo à oportunidade comerciais entre os escritórios.

Com mais de 40 participantes em mais de 7 países, o painel foi considerado um sucesso, afirmando a pertinência do tema e a importância da apresentação do Built by Brazil com entidades de arquitetura e urbanismo em outros países.

A iniciativa de aproximação continua para além do painel, com a relação das reuniões One-to-One: Brazil-USA entre escritórios associados ao Built by Brazil e na Florida para discussão de sinergias em termos de cooperação internacional, a serem realizadas entre 15 e 26 de novembro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14/04/2022 - Visita Built by Brazil à Florida 2022
24/03/2022 - Reunião entre AsBEA, Built by Brazil e AIA Miami, AIA International
21/03/2022 - Participação do Built by Brazil no MIPIM 2022
14/01/2022 - O Built by Brazil participou da reunião entre a SP Negócios e entidades parceiras para a apresentação do planejamento para 2022
15/10/2021 - S&R internacional: escritório associado de Porto Alegre chega ao mercado europeu
16/09/2021 - Making Connections Brazil-USA
09/09/2021 - Centro de Formação de Atletas do Palmeiras por Malki Arquitetura
01/09/2021 - A AsBEA é parceira de divulgação da Edição de Setembro do MIPIM 2021, a maior feira do mercado imobiliário global
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!