19 de março, 2015

São Paulo é eleita sede da Bienal Ibero-americana de Arquitetura de 2016

Data: 18/03/2015

Departamento: IAB SP

 

Após vitória da candidatura brasileira para receber o Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA), em agosto do ano passado, o país voltou a ganhar outra disputa para sediar um evento internacional de arquitetura: a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) de 2016, que será realizada em São Paulo. A novidade foi divulgada no site da BIAU na segunda-feira, 16 de março.
 
Para a BIAU ser realizada pela primeira vez no Brasil, São Paulo desbancou a proposta da cidade de Porto, em Portugal. No comunicado publicado pelos organizadores do evento, São Paulo e Porto apresentaram candidaturas sólidas, com abordagem e recursos excepcionais, sobretudo com gana para se tornarem sede da décima edição do evento.
 
Na avaliação do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e organizador da representação brasileira na BIAU de 2014, em Rosário, na Argentina, Álvaro Puntoni, o fato do Brasil sediar o Congresso Mundial da UIA, em 2020, pesou na hora do Conselho Reitor da Bienal escolher o próximo destino da Bienal.
 
"Uma das questões bonitas desse processo é a realização de dois importantes eventos internacionais de arquitetura no Brasil. A BIAU de 2016, em São Paulo, e o Congresso da UIA, em 2020, no Rio", afirmou Puntoni.
 
Segundo Puntoni, o IAB-SP e a Prefeitura de São Paulo vão formar um comitê organizador para organizar a Bienal, que vai acontecer em dois anos:

"Uma comissão espanhola virá ao Brasil para iniciar as tratativas da BIAU de 2016. Um dos assuntos a ser discutido é o local do evento. A Bienal dura, em média, uma semana. A programação inclui palestras, exposições e o anúncio do resultado de uma premiação voltada para a valorização da profissão e do pensamento arquitetônico."
 
 

Curadores
 
O Conselho Reitor da Bienal convidou os arquitetos Ángela García de Paredes e Ignacio García Pedrosa para assumirem a curadoria da BIAU de 2016. A dupla lidera o escritório Paredes Pedrosa Arquitectos desde 1990, com reconhecida experiência na área curatorial.
 
Essa será a segunda vez que a BIAU acontecerá em território lusófono. A primeira vez foi em Lisboa, em 2008. O evento é promovido pelo Ministério de Fomento do Governo da Espanha, juntamente com o Conselho Superior de Arquitetos da Espanha.

 

http://www.iab.org.br/noticias/sao-paulo-e-eleita-sede-da-bienal-ibero-americana-de-arquitetura-de-2016

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/02/2024 - AsBEA e Apex-Brasil Celebram Convênio para a Promoção de Exportações
14/11/2023 - Gentlemen´s Agreement AsBEA e MIPIM 2024
16/06/2023 - O Programa Built by Brazil Coordenou o Painel - Internacionalização da Arquitetura - na 49ª Convenção Nacional da AsBEA
02/06/2023 - A Presidente da AsBEA-SP, Milene Abla, participou do lançamento do Programa: Mulheres e Negócios Internacionais, lançado pela Apex-Brasil
08/05/2023 - AsBEA e AsBEA-SP, representando o Programa Built by Brazil, assinaram Memorando de Entendimento com a representação de Miami da Associação Americana de Arquitetos (AIA-Miami)
17/04/2023 - AsBEA realiza apresentação no II Ciclo de Conferências sobre Diplomacia Cultural promovido pelo Ministério de Relações Exteriores.
23/03/2023 - Built by Brazil no MIPIM 2023
09/03/2023 - AsBEA Firma Acordo com o MIPIM para a Promoção da Participação de Escritórios Brasileiros na Feira
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!