30 de maio, 2024

Programação BIM Internacional AsBEA ? Built by Brazil

A AsBEA, por meio do Built by Brazil, seu Programa de Internacionalização mantido pela AsBEA-SP em convênio com a Apex-Brasil, realizou a Programação BIM Internacional com o objetivo de promover o intercâmbio entre profissionais especializados em BIM no Brasil e em Portugal.

A Programação BIM Internacional AsBEA-Built by Brazil ocorreu em São Paulo entre 27 e 29 de março de 2024, durante a realização do BIM Fórum Conference, o maior evento de BIM ? Building Information Modeling da América Latina. Em parceria com o BIM Fórum Brasil, a ênfase da Programação foi a realização da palestra: Utilização do BIM nos escritórios e projetos em Portugal. O palestrante convidado foi o especialista em BIM de Portugal Bruno de Carvalho Matos, engenheiro da empresa Engexpor, com sede em Lisboa e escritórios no Brasil, Angola e Moçambique.

Para realizar a cobertura da Programação BIM Internacional foi convidada Fernanda Pedro, diretora Diário Imobiliário um dos principais meios de comunicação sobre o mercado imobiliário e da construção em Portugal.

Já os participantes brasileiros contaram com representantes de alguns dos principais escritórios de arquitetura e urbanismo que utilizam BIM na elaboração e execução de seus projetos: Addor & Associados ? Miriam Addor, Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados ? Fabrizio Rastelli e Carla Estrella, D&P Arquitetura ? Danilo Batista e Archscape ? Gustavo Garrido

Além do seminário Utilização do BIM nos escritórios e projetos em Portugal, do qual participaram da mediação e comentários representando o Buit by Brazil: Gustavo Garrido, Miriam Addor e Carla Estrella, a programação contou com um painel sobre BIM e internacionalização, além de visitas técnicas às obras de dois edifícios projetados em BIM por escritórios associados ao Built by Brazil.

Programação BIM Internacional AsBEA ? Built by Brazil

O primeiro dia da programação foi dedicado a participação na cerimônia de abertura e principais palestras do BIM Fórum Conference, assim como a imersão no tema da aplicação BIM nos escritórios de projeto no Brasil e em Portugal, com a visita técnica ao associado Built by Brazil, Königsberger Vannucchi.

O coordenador de convênios da Apex-Brasil, Paulo Silva, participou também da visita técnica, que começou com uma reunião de discussão de apresentação e discussão da aplicação BIM na Königsberguer Vannuchi, seguida da experiência da Engexpor, em Portugal. Na ocasião foi detalhado o ecossistema tecnológico da Königsberguer Vannucchi, com servidor próprio, que permite, entre outras coisas, a realização remota de projetos em BIM de qualquer equipamento, em qualquer local no mundo. Este ecossistema permite ao escritório, além da atuação internacional, ganhos econômicos com equipamentos e serviços de TI.

Do ponto de vista da aplicação do BIM nos projetos em Portugal, Bruno Matos destacou o estágio relativamente avançado das empresas de projeto com relação às empresas no Brasil, mas pontuou que há também, de forma parecida, muitos desafios da utilização na execução dos projetos. Com relação às políticas públicas, destacou o avanço do Brasil com relação à articulação dos diversos órgãos federais para a difusão do BIM nacionalmente, por meio da estratégia BIM BR, diferente do que ocorre em Portugal, que ainda carece deste tipo de política pública no setor de projetos.

O segundo dia da Programação BIM Internacional AsBEA Built by Brazil foi marcado pelo painel AsBEA ? Built by brazil no BIM Fórum Brasil, apresentado por Bruno Matos e pela visita técnica ao edifício HY Pinheiros, projetado em BIM pelo escritório Königsberger Vannucchi.

Com participação ilustre do sócio fundador do escritório e ex-presidente da AsBEA, Gianfranco Vannucchi, a visita técnica ao edifício HY Pinheiros, teve como objetivo demonstrar o resultado prático da realização de um projeto em BIM, assim como sua execução na etapa final de obra. A visita permitiu também aos convidados internacionais conhecerem o estado da arte em produtos imobiliários corporativos no Brasil, assim como um dos principais eixos de desenvolvimento urbano de São Paulo.

Na principal atividade da programação, o convidado internacional Bruno Matos, realizou a palestra: Utilização do BIM nos escritórios e projetos em Portugal para o público do BIM Fórum Brasil 2024. O conteúdo da apresentação foi voltado para o panorama atual da aplicação do BIM em Portugal, do ponto de vista das contratações privadas, públicas e na relação com os fornecedores das etapas de execução de obras. A apresentação foi bastante clara em evidenciar o nível avançado da utilização de BIM em Portugal, que já é realidade na maioria dos projetos, assim como os desafios, principalmente nas etapas de execução. As intervenções de Gustavo Garrido, Miriam Addor e Carla Estrela, representando o Built by Brazil, permitiram o esclarecimento de dúvidas e a realização de paralelos com relação à realizada da utilização do BIM nos projetos no Brasil.

Para finalizar o principal dia da programação, foi realizado no restaurante Vista o jantar de confraternização entre os representantes da AsBEA e Built by Brazil, e os convidados internacionais Bruno Matos e Fernanda Pedro.

O último dia foi marcado pela realização do seminário: BIM e a Internacionalização dos Escritórios de Projeto, com apresentações de Bruno de Matos, Miriam Addor e Carla Estrela. Realizado na casa Somaúma, e com abertura de seu diretor Pedro Ichimaru, o seminário aberto aos associados AsBEA e público geral, explorou a experiencia das empresas Engexpor, Addor e Associados e Königsberguer Vannucchi na utilização do BIM em projetos internacionais.

Após almoço no icônico Bar da Dona Onça, localizado no edifício Copan, foi realizada a útlima visita técnica da Programação BIM Internacional AsBEA, ao edifício Pátio Rebouças, com coordenação e compatibilização BIM de Addor & Associados e projeto arquitetônico de aflalo / Gasperini arquitetos. A exemplo da visita anterior, foi possível demosntrar na prática os aspectos projetuais realizados em BIM e suas vantagens no momento de execução da obra.

A última etapa da Programação foi a visita ao edifício do SESC Paulista, projeto icônico de requalificação realizado pelo escritório associado Königsberguer Vannucchi, finalizada no mirante para a avenida paulista onde os convidados internacionais puderam disfrutar de uma das vistas mais privilegiadas da cidade.

Programação BIM Internacional AsBEA Built by Brazil foi um sucesso em todos os aspectos: desde o aporte de conteúdo qualificado ao público do BIM Fórum Brasil, ao intercâmbio de experiência entre as empresas de projetos no Brasil e em Portugal e principalmente na divulgação da iniciativa em Portugal.

Acompanhem a repercussão da Programação nas publicações do Diário Imobiliário:

Brasil: São Paulo vai receber o BIM Internacional AsBEA (diarioimobiliario.pt)

BIM é o futuro para projectar edifícios e cidades. O Brasil já se adiantou a Portugal (diarioimobiliario.pt)

https://www.diarioimobiliario.pt/Mercado-imobiliario-de-Sao-Paulo-e-o-mais-activo-e-dinamico-de-toda-a-America-Latina

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26/11/2024 - Grupo MYR tem presença marcante na COP 29 no Azerbaijão
22/10/2024 - MIPIM 2025 - Preparação
16/10/2024 - Open Masterclass AsBEA-SP: Lançamento do Guia de Internacionalização da Arquitetura e Urbanismo Brasileiros
01/07/2024 - Projeto Imagem: Programação Built by Brazil na Convenção AsBEA 2024
09/02/2024 - AsBEA e Apex-Brasil Celebram Convênio para a Promoção de Exportações
14/11/2023 - Gentlemen´s Agreement AsBEA e MIPIM 2024
16/06/2023 - O Programa Built by Brazil Coordenou o Painel - Internacionalização da Arquitetura - na 49ª Convenção Nacional da AsBEA
02/06/2023 - A Presidente da AsBEA-SP, Milene Abla, participou do lançamento do Programa: Mulheres e Negócios Internacionais, lançado pela Apex-Brasil
e-mail incorreto
e-mail cadastrado
Receba nossa newsletter:
Cadastre-se!