A AsBEA, por meio do Built by Brazil, seu Programa de Internacionalização mantido pela AsBEA-SP em convênio com a Apex-Brasil, realizou a Programação Built by Brazil na Convenção AsBEA 2024 visando a promoção do intercâmbio entre profissionais especializados em arquitetura e urbanismo no Brasil e no Paraguai.
A Programação Built by Brazil na Convenção AsBEA 2024 aconteceu neste que é o principal encontro anual da entidade, desta vez sediado em Florianópolis entre 19 e 22 de julho de 2024. Pensada para, ao mesmo tempo, estreitar os laços com um dos principais especialistas em arquitetura e urbanismo no Paraguai, e promover a imagem dos associados BByB, a principal atividade da Programação foi a realização do painel: Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade ? Cases: Assunção e São Paulo. O palestrante convidado foi o arquiteto e urbanista paraguaio, sócio fundador da EST Arq., Carlos Jimenez.
Para realizar a cobertura da Programação foi convidada Maria Florencia Gamen, diretora da Revista Costos um dos principais meios de comunicação sobre o mercado da construção no Paraguai.
Já os participantes brasileiros contaram com representantes de alguns dos principais escritórios de arquitetura e urbanismo associados: Stemmer Rodrigues ? Paulo Henrique Rodrigues, Addor & Associados ? Miriam Addor, OSPA ? Flávia Tissot, Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados ? Gianfranco Vannucchi e Carla Estrella, D&P Arquitetura ? Danilo Batista, aflalo / gasperini ? Roberto Aflalo e Archscape ? Gustavo Garrido
Para potencializar a participação dos convidados internacionais e dos associados duas principais ações foram pensadas para a programação: o painel sobre desenvolvimento urbano e sustentabilidade e a exposição dos serviços dos escritórios associados ao Built by Brazil. Do painel, participaram como palestrantes: Carlos Jiménez, Liliana Sá e Gustavo Garrido e da mediação e comentários, Miriam Addor e Paulo Henrique Rodrigues. Já a exposição, realizada em formato digital por meio de painéis, foi voltada para a apresentação da oferta de serviços dos escritórios, com foco nos atributos a serem divulgados no mercado do Paraguai.
Programação Built by Brazil na Convenção AsBEA 2024
A programação começou com a chegada dos participantes internacionais a Florianópolis e sua participação na cerimônia de abertura da Convenção Nacional AsBEA, quando, durante o coquetel, puderam ter seus primeiros contatos com os associados Built by Brazil participantes.
Na manhã seguinte, Carlos e Maria Florência foram recepcionados no café da manhã pelos presidentes da AsBEA-SP, Gustavo Garrido, e da AsBEA-BR, Danilo Batista e participaram da programação de seminários da Convenção. Encerrado o período da manhã, ocorreu a primeira atividade oficial da Programação: o almoço de confraternização entre os convidados internacionais e os representantes dos escritórios associados ao Built by Brazil.
Após o almoço, paralelamente à agenda de apresentações de seminários na convenção, foi realizada a visita exclusiva dos convidados à exposição Built by Brazil. Durante a visita, os representantes dos escritórios associados se revezaram na apresentação de seu material expositivo aos convidados, aprofundando os atributos de sua oferta de serviços a Carlos Jimenez. Em seguida às apresentações, os representantes concederam entrevistas, também exclusivas, à Florencia Gamen, descrevendo brevemente a trajetória profissional do escritório e os principais aspectos da oferta de serviços que pode ser ofertada ao mercado do Paraguai.
Na sexta-feira dia 21/06 foi realizado o principal evento da Programação Built by Brazil na Convenção AsBEA com a realização do seminário: Desenvolvimento Urbano ? Cases: Assunção e São Paulo. Com o auditório lotado, o seminário começou com a apresentação do convidado internacional Carlos Jimenez, que ofereceu uma perspectiva sobre a contribuição da arquitetura para o desenvolvimento das cidades, desde o ponto dos projetos arquitetônicos individualmente, em contraposição à perspectiva do urbanismo. Graças a sua apresentação, foi possível aos presentes compreenderem a realidade do desenvolvimento de projetos no Paraguai e conhecerem mais a respeito da disciplina aplicada à realidade da capital do país vizinho.
Em sua apresentação, Gustavo Garrido mostrou o desenvolvimento de São Paulo do ponto de vista dos eixos fluviais, descrevendo os projetos urbanísticos realizados nestas áreas e outras perspectivas possíveis levando em conta experiências de outras cidades. Já Liliana Sá demonstrou a experiencia do escritório Königsberger Vannucchi na realização de projetos em São Paulo e sua visão sobre os desafios e oportunidade pela legislação urbana. Ao final do painel, foi realizada uma sessão de perguntas e respostas mediada por Miriam Addor e Paulo Henrique Rodrigues, quando aspectos do desenvolvimento urbano em ambas as cidades foram comparados, oferecendo ao público um rico cenário de perspectivas da realização de serviços de urbanismo.
Após o encerramento do seminário, foi realizado o almoço de encerramento da Programação Built by Brazil na Convenção AsBEA, com participação dos presidentes da AsBEA-SP e AsBEA-BR, em agradecimento à participação dos convidados internacionais. No sábado, os convidados participaram ainda da visita ao bairro planejado Viva Park Portobello, oferecida pela AsBEA e incorporadores do empreendimento, quando os convidados tiveram a oportunidade de vivenciarem ao vivo um exemplo de planejamento urbano realizado no Brasil.
Acompanhem a repercussão da Programação nas publicações da revista Costos:
Revista Costos (@revistacostospy) ? Instagram photos and videos