O Built by Brazil é o Programa de Internacionalização das Empresas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, mantido pela AsBEA, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, que busca, por meio do incremento da presença de empresas e profissionais brasileiros no cenário internacional, construir um ambiente favorável ao desenvolvimento da cultura de internacionalização do setor de arquitetura e urbanismo no Brasil. Aberto a todas as empresas do setor, busca promover a arquitetura e urbanismo brasileiros no mercado internacional por meio de: ações de capacitação, promoção da imagem e comercial.
Seu principal objetivo é fomentar a cultura de internacionalização das empresas de arquitetura e urbanismo, promovendo parcerias internacionais e ampliando a atuação dos escritórios no exterior.
Para alcançar esse objetivo, o programa oferece apoio aos escritórios associados por meio de:
Capacitação
Promove a trilha de capacitação e edições do Guia de Internacionalização da Arquitetura e Urbanismo – Brasil, além de estudos de mercado e tributação nos principais países alvo do Programa
Promoção da imagem
Proporciona uma plataforma e promove eventos promoção de imagem no exterior exclusivos para os associados
Promoção Comercial
Realiza ações individuais e coletivas para estimular negócios e parcerias em outros países.
MISSÃO
Promover o posicionamento setorial e a internacionalização dos escritórios de arquitetura e urbanismo brasileiros
VISÃO
Ampliar a representatividade internacional da arquitetura brasileira por meio do fortalecimento da imagem e do incremento de negócios do setor
O programa tem como objetivos complementares:
Desenvolvimento, aprimoramento e execução das estratégias de internacionalização da arquitetura e urbanismo brasileiros;
Capacitação dos escritórios associados ao Programa por meio da execução das estratégias de internacionalização da arquitetura e urbanismo brasileiros nos âmbitos individuais e coletivos;
Posicionar internacionalmente os escritórios de arquitetura por meio da promoção da imagem individual dos escritórios associados e do grupo, pela marca Built by Brazil;
Promover a cooperação internacional com escritórios de arquitetura e urbanismo nos países alvo, as exportações e internacionalização dos serviços de arquitetura e urbanismo brasileiros e a representatividade
Fundada em 1973, a AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – é uma entidade independente, que congrega escritórios de arquitetura e empresas fornecedoras de produtos e serviços deste setor e da construção civil.
A AsBEA está representada por suas regionais em 12 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, congregando mais de 450 escritórios de arquitetura e urbanismo.
Missão
Defesa dos interesses coletivos dos escritórios de arquitetura e urbanismo brasileiros
Visão
Promover a inovação e o desenvolvimento profissional contínuos, estabelecer parâmetros de qualidade de serviços como referência aos escritórios associados, ao mercado e em prol da sociedade, nos âmbitos nacional e internacional, por meio da manutenção de estrutura administrativa independente e da Promoção de Ações em 4 eixos de atuação, com a participação ativa dos escritórios associados: Representação Institucional, Relacionamento, Capacitação e Promoção da Imagem.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.