SOBRE
PROJETOS
NOTÍCIAS
CONTATO
LOGIN
FAÇA PARTE
PT
EN
“Etapa Portugal: Missão Built by Brazil Europa 2025”: Confira a Primeira Ação da AsBEA a Portugal
Conexões Arquitetônicas: Brasil - Portugal
07.ABR.25 - 16:32

“Etapa Portugal: Missão Built by Brazil Europa 2025”: Confira a Primeira Ação da AsBEA a Portugal

A AsBEA, por meio do Programa Built by Brazil, com apoio da Apex-Brasil, realizou entre 15 e 18 de março de 2025 sua primeira ação internacional em Portugal. Com a participação de sete associados Built by Brazil: Archscape, Grupo MYR, Natureza Urbana, D&P Arquitetura, Heliomar Venâncio Arquitetura, MT Arquitetura e Addor e Associados, contando também com a presença do presidente da AsBEA-SP e do presidente e vice da AsBEA-BR, teve em sua comitiva 11 profissionais

Com o objetivo de aproximar os escritórios de arquitetura do Brasil e Portugal, a ação do Built by Brazil teve como principal atividade o evento: “Conexões Arquitetônicas Brasil – Portugal: Mesa Redonda sobre Reabilitação e Hospitalidade”, realizado em parceria com o escritório da ApexBrasil em Lisboa, da Embaixada do Brasil em Portugal e da Câmara Municipal de Cascais. O evento, que contou também com a participação do presidente da Ordem dos Arquitectos de Portugal, Avelino Oliveira, foi acompanhado de outras atividades, como o tour arquitetônico em Lisboa e o Workshop de imersão no mercado português, realizado pelo Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Portugal.

Com a participação de sete associados Built by Brazil: ArchscapeGrupo MYRNatureza UrbanaD&P ArquiteturaHeliomar Venâncio ArquiteturaMT Arquitetura e Addor e Associados, contando também com a presença do presidente da AsBEA-SP e do presidente e vice da AsBEA-BR, teve em sua comitiva 11 profissionais

Acompanhe ao final dessa matéria todos os detalhes do “Conexões Arquitetônicas” e abaixo o vídeo com o resumo do evento:

Programação da Etapa Portugal da Missão Built by Brazil Europa 2025:

Dia 1 – Sábado 15/03/25: Tour Arquitetônico - Orla Monumental de Lisboa

A primeira ação da Etapa Portugal da Missão Built by Brasil Europa 2025 foi o tour arquitetônico realizado no sábado, dia 15 de março, com organização da Casa da Arquitectura, e guiado pelo arquiteto Victor Nunes, do escritório Carrilho da Graça Arquitectos. Dividido em quatro visitas, o primeiro edifício do roteiro foi o terminal de cruzeiros marítimos de autoria do escritório Carrilho da Graça Arquitectos.

Reunião do grupo no terminal marítimo de cruzeiros
Trajeto ao longo da orla em direção ao Campo das Cebolas

Na sequência, logo nas proximidades do Terminal de Cruzeiros e também de autoria de Carrilho da Graça, o grupo visitou o “Campo das Cebolas”. Área pública que agrega uma praça ao nível da rua e um estacionamento no subsolo, o campo das Cebolas se destaca por solução urbanística que permite a preservação de patrimônio arqueológico, evidenciado pelas muralhas e escadarias que permanecem no local.

A próxima etapa do roteiro foi a visita à sede do Banco de Portugal, para o qual o grupo percorreu a região histórica da “baixa de Lisboa”, passando por pontos icônicos da cidade, como a praça do comércio e praça do município. De autoria do escritório Gonçalo Byrne Arquitectos, a sede do Banco de Portugal, diferentemente dos dois projetos anteriores, traz um exemplo icônico de retrofit, ou reabilitação, como se utiliza em Portugal, de um edifício histórico. De forma contígua ao edifício do Banco de Portugal, a antiga igreja de São Julião que passou pelo processo de reabilitação, abriga hoje o Museu do Dinheiro.

Após a visita ao Museu do Dinheiro, o grupo seguiu o percurso da “Orla Monumental de Lisboa” em direção ao próximo edifício a ser visitado: a sede da empresa EDP. No caminho, que passou pela travessa do cotovelo, também conhecida atualmente como pink street, pelas praças de São Paulo e Dom Luís I, ao lado do Mercado da Ribeira, onde funciona hoje o Time Out Market Lisboa.

Já na sede da empresa de energia EDP, os participantes do tour tiveram a oportunidade de visitar a parte exterior de dois edifícios: o projetado pelo escritório português Aires Mateus e outro, mais recente, projetado pelo escritório chileno Elemental, liderado pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena. A visita permitiu conhecer dois edifícios contemporâneos com traços em comum, como a ausência de barreiras e a fruição pública, mas com partidos arquitetônicos e emprego de materiais bastante distintos.

EDP Sede I – Aires Mateus

EDP Sede II – Elemental

Comitiva Built by Brazil em frente à sede EDP II

No período da tarde, o grupo de associados Built by Brazil seguiu para o município vizinho de Sintra, onde realizou a última visita do dia à Fundação Albuquerque. Entre as opções de projetos de arquitetura contemporânea em Lisboa, este edifício que abriga o acervo de cerâmicas históricas da Fundação, além de pavilhão externo, restaurante e biblioteca, foi escolhido por um motivo específico: representar a arquitetura brasileira em Portugal. Inaugurada recentemente, em janeiro de 2025, a sede da Fundação conta com um projeto de retrofit desenvolvido pelo escritório brasileiro, também sediado em Lisboa, Bernardes Arquitetura. O complexo da Fundação Albuquerque exemplifica a aplicação da arquitetura brasileira contemporânea na adaptação de um espaço formado por edifícios e jardins históricos em Portugal. O resultado é um contraste visual e imersivo que provoca curiosidade do visitante a cada etapa da visita ao espaço, para além do acervo que ele abriga.

Fundação Albuquerque - Bernardes Arquitetos

DIA 2 - Segunda-feira, 17/03/2025:  Workshop com o SECOM da Embaixada do Brasil em Portugal e visita à obra do Hotel Moxy

O segundo dia da Etapa Portugal da Missão Built by Brazil Europa 2025 foi marcado por duas atividades técnicas de imersão na realidade profissional naquele país: o Workshop com o setor econômico e comercial da Embaixada do Brasil em Portugal e a visita à obra do Hotel Moxy, de autoria do escritório português S+A.

Comitiva Built by Brazil e o chefe do SECOM Luiz Felipe Rosa

O Built by Brazil contou com o apoio dos “SECOMs” das embaixadas do Brasil em todas suas ações de promoção internacional. No caso da Etapa Portugal 2025, o SECOM teve papel fundamental no apoio à realização do evento “Conexões Arquitetônicas Brasil – Portugal e por meio da realização da ação de capacitação: workshop “Empreender em Portugal”.

Organizado pela equipe do SECOM e conduzido por seu chefe, o diplomata Luiz Felipe Rosa, o workshop teve como objetivo apresentar para os representantes dos escritórios associados Built by Brazil participantes o “be-a-bá” da abertura de empresas em Portugal, abordando suas facilidades, como por exemplo em termos de prazo para o estabelecimento das empresas, e dificuldades com relação à burocracia, principalmente comparando-se ao Brasil. Além disso, o workshop abordou temas de macroeconomia, situando o posicionamento de Portugal no cenário europeu e a presença de outros setores produtivos no país proporcionando aos presentes uma imersão rica em exemplos e cenários, fundamental para o aprimoramento de suas estratégias de internacionalização.

No período da tarde o grupo deslocou-se para o bairro de Alfragide, no município vizinho de Amadora, para a visita técnica à obra do edifício do hotel Moxy Alfragide. Projetado pelo escritório de arquitetura e urbanismo português S+A, o projeto teve coordenação BIM do escritório associado Built by Brazil, Addor e Associados, em um ótimo exemplo de cooperação internacional entre escritórios de arquitetura e exportação de serviços.

A visita marcou também a primeira oportunidade em que uma ação internacional do Built by Brazil incluiu uma visita a projeto com participação de escritório associado no exterior. Organizada e conduzida pelo arquiteto sênior da S+A, Tiago Sallas, a visita ofereceu aos participantes um recorrido completo da obra, permitindo visualizar aspectos da fachada, estrutura, instalações, assim como solucionar dúvidas in loco a respeito de temas como as etapas de obra e permissões junto aos órgãos competentes.

Obras do hotel Moxy em Alfragide. Autoria: S+A

Dia 3 – 18/03/2025: Reunião Institucional com a Ordem dos Arquitectos e “Conexões Arquitetônicas Brasil – Portugal: Mesa Redonda sobre Hospitalidade e Reabilitação”

Pedro Coelho, Miriam Addor, Danilo Batista, Avellino Oliveira, Gustavo Garrido e Heliomar Venâncio.

O último e principal dia da Etapa Portugal começou com a importante agenda institucional com Avelino Oliveira, o presidente da Ordem dos Arquitectos de Portugal. Com a participação por parte da AsBEA, dos presidentes, Danilo Batista (AsBEA-BR), Gustavo Garrido (AsBEA-SP), Heliomar Venâncio (AsBEA-ES) e da vice-presidente da AsBEA-BR, Miriam Addor, além do gerente do Built by Brazil, Pedro Coelho e da Assessora de Relações Internacionais da Ordem os Arquitectos, Cléia Fernandes, o encontro marcou a primeira reunião oficial entre AsBEA e a OA.

A comitiva institucional da AsBEA foi recebida pelo presidente Avelino Oliveira na sede da OA em Lisboa, onde a pauta da reunião foi a identificação dos temas em comum entre as entidades a troca de informações sobre o escopo de atuação das entidades. Ao longo da conversa abordou-se a questão do acordo para a mobilidade profissional entre arquitetos brasileiros e portugueses, analisando-se o fluxo atual e a capacidade de cada país em atender aos termos do acordo. Diante da atuação da AsBEA para a internacionalização das empresas do setor, verificou-se oportunidades de cooperação internacional entre escritórios brasileiros e portugueses para atuação em outros mercados estrangeiros, unindo os atributos competitivos técnicos e autorais que cada país tem a oferecer.

Diante dessas oportunidades AsBEA e OA comprometeram-se a estabelecerem uma agenda de cooperação que facilite o intercâmbio profissional entre suas empresas associadas.

Conexões Arquitetônicas Brasil – Portugal: Mesa Redonda sobre Hospitalidade e Reabilitação.

No período da tarde foi realizado o principal evento da Etapa Portugal da Missão Built by Brazil Europa 2025. Realizado com o apoio da Embaixada do Brasil em Lisboa e da Câmara Municipal de Cascais, o “Conexões” teve abertura do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro e do presidente da Câmara de Cascais, equivalente a prefeito no Brasil, Carlos Carreiras.

O objetivo da mesa redonda proposta pelo Built by Brazil foi de, por meio da participação de arquitetos renomados em Portugal e no Brasil, fomentar o debate sobre as particularidades de projetos de arquitetura nos segmentos de hospitalidade e reabilitação, trazendo exemplos bem-sucedidos em ambos os países, e provocando a discussão sobre as oportunidades da cooperação entre os arquitetos brasileiros e portugueses.

Carlos Carreiras, Gustavo Garrido e Danilo Batista

Organizado em duas mesas redondas de trinta minutos de duração, o “Conexões Arquitetônicas” trouxe como primeiro tema o segmento de hospitalidade, com reabilitação de edifícios e espaços urbanos como o assunto da segunda mesa.

Vale destacar que o “Conexões” foi realizado no Centro Cultural de Cascais, por convite da Câmara Municipal, em um edifício reabilitado onde antes havia uma igreja, convertida agora em auditório, dialogando diretamente com o tema do evento. Nesse contexto os palestrantes e convidados sentiram-se à vontade durante a recepção para já entrar no clima do evento, comentando e trocando a respeito da expectativa para as mesas.

Centro Cultural de Cascais

O primeiro evento da AsBEA em Portugal foi muito prestigiado pelas autoridades. Com abertura do Embaixador do Brasil em Portugal, Sr. Raimundo Carreiro, do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Sr. Carlos Carreiras e chefe do escritório da Apex-Brasil em Portugal, Paulo Matheus. O Embaixador iniciou o evento ressaltando a importância das relações Brasil – Portugal e a ampliação da cooperação econômica para cada vez mais setores, sendo arquitetura e urbanismo fundamentais para o intercâmbio de alto valor agregado.

Já o presidente Carlos Carreiras, grande entusiasta do tema, enalteceu a presença de brasileiros em Cascais, ressaltando sua importância para o investimento e desenvolvimento locais. Afirmou ainda que ambos os países só têm a ganhar com o fluxo qualificado de pessoas e empresas, abrindo as portas do município para novas iniciativas que buscam potencializar essa troca, como o “Conexões Arquitetônicas”.

Mesa redonda 1: Hospitalidade

Mediação: Danilo Batista

Com mediação do presidente da AsBEA-BR e sócio da D&P Arquitetura, Danilo Batista, a “mesa redonda: hospitalidade”, uniu experientes arquitetos e urbanistas do Brasil e de Portugal para apresentações e uma breve conversa a respeito da realidade da atuação profissional nesses segmentos, em cada país.  Nesse sentido, representando Portugal, o arquiteto da S+A, Paulo Reis Silva, e representando o Brasil, o arquiteto Gustavo Garrido, presidente da AsBEA-SP e sócio da Archscape, a arquiteta Miriam Addor, vice-presidente da AsBEA-BR e sócia da Addor e Associados e o arquiteto Pedro Lira, sócio do associado Built by Brazil, Natureza Urbana, tiveram a oportunidade de trocarem experiências sobre como é projetar para o segmento de hospitalidade em seus países.

Mesa redonda 2: Reabilitação

Mediação: Heliomar Venâncio

A segunda mesa do evento, tratando dessa vez do tema da Reabilitação, teve mediação do presidente da AsBEA-ES, Heliomar Venâncio, a “mesa redonda: hospitalidade”, teve como representantes de Portugal, o arquiteto do escritório RISCO, Tomás Salgado, e Nono Guerra do escritório ADOC, e representando o Brasil, o arquiteto a arquiteta Mara Froimtchuk, do escritório MT Arquitetura, além do sócio do Grupo MYR, o biólogo Thiago Metzker.

Após as apresentações, o debate proporcionou uma troca muito rica a respeito dos diferentes momentos vividos por Portugal e Brasil no contexto da reabilitação de edifícios históricos. Ficou ainda mais evidente a já conhecida e, bem-sucedida, experiência de Portugal com as políticas de incentivo à reabilitação dos edifícios e centros urbanos históricos e a diferença para o momento vivido no Brasil, que apresenta iniciativas ainda pouco coordenadas com as políticas públicas e iniciativa privada. Tal fato mostra mais uma vez, o grande potencial para cooperação entre os escritórios de ambos os países para a troca de experiências para boas práticas em projetos em ambos os países e ainda além das fronteiras Brasil-Portugal.

Essa, inclusive foi a tônica da fala de encerramento do evento, realizada pelo presidente da Ordem dos Arquitectos, Arq. Avelino Oliveira. Além de felicitar a AsBEA e às entidades apoiadoras pela inciativa e realização do evento, frisou que os escritórios de arquitetura em Portugal e no Brasil, tem possibilidades de bons resultados no estabelecimento de parcerias para a realização de projetos em outros países, sobretudo nos mercados emergentes.

“O que a arquitetura brasileira e portuguesa, juntas, conseguem fazer no mundo? (...) Porque acho que nós conseguimos ombrear com os melhores” - Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitectos

Avelino ressaltou também a questão da mobilidade profissional entres os dois países, que apresenta um fluxo relevante, principalmente no sentido Brasil – Portugal, mas que, do ponto de vista do relacionamento entre os escritórios, as empresas de arquitetura, ainda conta com poucos exemplos, apesar do potencial que há a ser explorado. Com isso, reafirmou a disposição da Ordem dos Arquitectos em estabelecer uma parceria com a AsBEA no âmbito da cooperação internacional entre os escritórios de arquitetura, para que juntas, as entidades possam apoiar os escritórios a explorarem esse potencial.

Conexões Arquitetônicas: Brasil - Portugal, palestrantes

Veja na íntegra o vídeo do “Conexões Arquitetônicas Brasil – Portugal: Mesa Redonda sobre Hospitalidade e Reabilitação” e tenha acesso a todo o conteúdo apresentado:

Finalmente, após a fala do presidente da OA, os palestrantes juntaram-se aos espectadores e organizadores do evento para o coquetel de encerramento do evento, onde puderam trocar contatos e as impressões a respeito o que foi explorado nas mesas redondas.

O coquetel marcou o encerramento da bem-sucedida Etapa Portugal da Missão Built by Brazil Europa 2025, a maior ação internacional da história da AsBEA. A Etapa Portugal foi a primeira ação internacional da AsBEA no país, e ao longo de seus três dias de programação, mostrou a pertinência da definição de Portugal como mercado alvo do Programa Built by Brazil. Não só pelas proximidades culturais e complementariedades técnicas demonstradas nas atividades ao longo da Etapa, ficou evidente a percepção comum do potencial de cooperação institucional e entre os escritórios de arquitetura de ambos os países, o que reitera a necessidade de ampliação das relações por meio da continuidade de realização de iniciativas como essa no âmbito do Programa Built by Brazil.

Acompanhe as próximas notícias para informações sobre próximas ações de promoção internacional do Built by Brazil!

Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.140
7º andar - Cidade Monções - CEP: 04571-930
São Paulo/SP . Brazil

gerente@builtbybrazil.com.br
+55 11 3168.4982
CONTATO
ENVIAR MENSAGEM