O Built by Brazil foi responsável pela coordenação do painel – Internacionalização – durante a convenção da AsBEA: Arquitetura do Amanhã, realizando também a apresentação: Built by Brazil – De Projeto de Promoção de Exportações a Programa de Internacionalização da AsBEA.
O Built by Brazil foi responsável pela coordenação do painel – Internacionalização – durante a convenção da AsBEA: Arquitetura do Amanhã, realizando também a apresentação: Built by Brazil – De Projeto de Promoção de Exportações a Programa de Internacionalização da AsBEA. Compuseram também o painel: Laia Marsal, representante comercial do MIPIM para a América Latina, com a palestra MIPIM World 2024, além de Miriam Addor e Gustavo Ribeiro com a palestra – AIA International.
O gerente do Built by Brazil, Pedro Coelho, iniciou sua fala agradecendo à coordenação da Convenção pelo espaço para a realização da palestra sobre o Programa, e mais que isso, para o painel sobre internacionalização. Completou a abertura afirmando ser uma honra, como internacionalista, poder coordenar e participar como palestrante do primeiro painel sobre o tema em uma convenção da AsBEA, especialmente na Convenção que marca os 50 anos da entidade.
Após agradecer pela participação dos demais palestrantes do painel: Lara Marsal, Miriam Addor e Gustavo Ribeiro, Pedro realizou a palestra apresentando a trajetória do Built by Brazil, que começou como um projeto setorial de promoção de exportações, em parceria com a Agência de Promoção de Atração de Investimentos (Apex-Brasil) para se tornar, a partir de 2019, um Programa abrangente de Internacionalização dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo, mantido de forma autônoma pela AsBEA, tendo a AsBEA-SP como mantenedora.
Salientou ainda que esta mudança de escopo permitiu ao Programa, por meio do trabalho colaborativo de seus associados, atingir uma conquista importantíssima para o setor: o desenvolvimento das primeiras Estratégias de Internacionalização da Arquitetura e Urbanismo Brasileiros. Este trabalho, inédito no Brasil, permitiu o início de detalhamento estratégico específico às dinâmicas comerciais do segmento de serviços de arquitetura e urbanismo, do qual depende diretamente o sucesso das ações de promoção comercial realizadas pelo Programa. Como resultado da execução das estratégias coletivas o Programa realizou a inédita ação internacional independente de cooperação internacional: Visita Built by Brazil à Flórida (2022) e a primeira ação de promoção da atração de investimentos para empreendimentos imobiliários no Brasil em parceria com a Apex-Brasil no MIPIM 2023.
Entre 10 e 14 de março de 2025 a AsBEA, por meio do seu Programa de Internacionalização dos escritórios de arquitetura e urbanismo, Built by Brazil, realizou as atividades previstas para a Etapa MIPIM da ação da principal ação de promoção internacional de 2025: a Missão Built by Brazil Europa.
Com a participação de 7 escritórios associados ao Programa: Grupo Myr, Natureza Urbana, FGMF, Fernandes Arquitetos Associados, Stemmer Rodrigues, D&P Arquitetura e Architects Office, e com a presença de 11 profissionais a Etapa MIPIM da Missão Europa se tornou a ação de promoção internacional com o maior número de participantes já realizada pela AsBEA.
Em um marco para a promoção da internacionalização dos escritórios de arquitetura brasileiros, a AsBEA-SP, por meio de seu Programa Built by Brazil e em parceria com a ApexBrasil, irá realizar, entre 10 e 18 de março, a maior ação internacional de sua história: a Missão Europa 2025. Com o objetivo de promover ações nos três eixos de atuação do Built by Brazil: capacitação, promoção da imagem e comercial, a Missão Built by Brazil Europa 2025 está dividida em duas etapas: MIPIM e Portugal.